Na madrugada desta sexta-feira, 12 de julho, uma enorme cratera se formou na rua Romualdo Quint, no bairro Rio Negro, em São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina. O incidente ocorreu por volta das 4h, quando um trecho de cerca de 40 metros desmoronou, ameaçando as casas da área.
De acordo com a prefeitura, a rua passava por obras de pavimentação e o desmoronamento foi provavelmente causado pelo rompimento da rede de drenagem pluvial, agravado pelo volume de chuvas dos últimos dias. A confirmação da causa só será possível após a conclusão da perícia, que está em andamento.
Equipes da prefeitura, Secretaria de Obras e Defesa Civil trabalham para conter a cratera e impedir que ela aumente, especialmente com a previsão de mais chuvas para o fim de semana. Até o momento, nenhuma residência foi atingida ou interditada.
O município, em colaboração com a Celesc, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil regional e o Gabinete do Executivo, está prestando auxílio aos moradores. Caso a situação se agrave, as famílias serão prontamente assistidas para garantir a segurança e preservação de vidas.
A prefeitura de São Bento do Sul pode emitir um decreto de situação de emergência para as ruas próximas ao local do desmoronamento, permitindo a utilização de recursos emergenciais e a solicitação de verbas ao governo do Estado para atender o incidente.
Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul