Em uma operação de resgate emocionante, militares do Exército Brasileiro realizaram o salvamento de uma criança de dois anos em uma localidade entre Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, na tarde desta sexta-feira (3). A pequena foi retirada com segurança do telhado de uma residência, juntamente com outras quatro pessoas.
O segundo sargento do Exército Brasileiro, Andrwis Victor Nunes, que deixou sua própria filha em Taubaté (SP) para participar das missões de resgate no Vale do Taquari, descreveu a operação como emocionante. “Foi muito emocionante. A gente viu a família, acenou com o sinal que tinha um bebê. A gente falou: ‘vamos lá que tem um bebê’. Enfrentamos uma situação complicada, porque a aeronave não conseguia chegar até eles e o telhado era muito, muito liso”, relatou.
O desafio foi superado com sucesso, e a criança foi resgatada com segurança pelos militares. O coronel Leandro Assumpção, copiloto da aeronave, segurou a criança em seu colo enquanto o capitão Marlon de Souza Muniz pilotava o helicóptero para garantir o resgate do restante da família.
No entanto, o resgate da avó representou um desafio adicional devido à relutância em deixar a residência. Com paciência e convicção, os militares conseguiram convencê-la a caminhar sobre o telhado até chegar ao helicóptero, onde foi resgatada juntamente com outras duas pessoas da mesma casa.
A tripulação, baseada em São Paulo, enfrentou condições meteorológicas adversas desde o início da operação, mas permaneceu determinada em sua missão de ajudar a população afetada pelas enchentes. Ao todo, 250 pessoas foram removidas de telhados por via aérea, demonstrando a importância e eficácia das operações de resgate coordenadas pelas Forças Armadas em momentos de crise.
Enquanto a região entre Lajeado e Bom Retiro do Sul foi completamente varrida, municípios como Arroio do Meio, Encantado, Roca Sales e Muçum ainda permanecem inacessíveis por meio aéreo. Equipes continuam trabalhando para alcançar essas áreas utilizando botes, aproveitando a diminuição do nível e da correnteza do rio.