Nesta quinta-feira, 2, faleceu Walter Carlos Hertel, aos 101 anos, em Jaraguá do Sul. Conhecido como Bubi Hertel, ele foi um expedicionário da Segunda Guerra Mundial. Em homenagem à sua memória, a Prefeitura de Jaraguá do Sul decretou três dias de luto oficial.
Além de ter servido como pracinha do exército, Bubi Hertel deixou um legado significativo no cenário cultural. Ele foi um dos integrantes da primeira orquestra da Sociedade Cultura Artística (Scar), em 1956, e um dos fundadores da própria Scar de Jaraguá do Sul.
Bubi Hertel também teve participação ativa em diversas instituições, incluindo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Clube de Bolão Az de Ouro (Baependi), a Associação dos Veteranos da FEB/Jaraguá do Sul e a Associação Museu da Paz. Sua presença era sempre marcante nos eventos de celebração do Dia da Vitória, que homenageia os heróis da Segunda Guerra Mundial.
Em 2022, Bubi Hertel lançou o livro “Diário da Segunda Guerra Mundial” (Design Editora, 198 páginas), onde apresenta a transcrição integral de seus diários, fotografias e complementos, incluindo relatos de suas visitas aos locais de combate décadas depois.
O velório de Walter Carlos Hertel está ocorrendo na Capela Maria Leier, e o sepultamento está marcado para às 16h desta quinta-feira.