Nesta quinta-feira (2), uma nova operação contra suspeitas de corrupção na gestão pública em Santa Catarina resultou na prisão de um vereador. A 5ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) deflagrou a operação, que cumpriu nove mandados de busca e apreensão e três de prisão.
Entre os presos está um vereador de Quilombo, no Oeste do Estado, identificado como Nereu Lima (União Brasil), que também já ocupou o cargo de secretário municipal. A operação, denominada “Desvio de Rota”, também realizou buscas em São Lourenço do Oeste (SC) e Pato Branco (PR).
Segundo as investigações, a operação é um desdobramento da apuração de supostas fraudes licitatórias no setor de obras do município de Quilombo, além de outras infrações penais relacionadas, como organização criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa. A Polícia Civil está investigando um aumento nas contratações do setor, com previsão de R$ 19 milhões, cerca de seis vezes maior que a média dos municípios semelhantes.
Os agentes encontraram indícios de alterações nas licitações, subordinadas ao favorecimento e ajuste prévio, que levaram à violação da concorrência por empresas da região. Estas empresas supostamente atuavam em conluio com ocupantes de cargos públicos para obterem vantagens nas disputas.
Além das prisões, buscas e bloqueios de bens, houve também o afastamento de duas servidoras do Executivo municipal. Até o momento, a prefeitura, a Câmara de Vereadores e o vereador detido não se manifestaram sobre o caso.
FOTOS: