Um incêndio de grandes proporções destruiu duas estufas de fumo e um galpão na localidade de Serra Cambará, em Witmarsum, na manhã desta sexta-feira (5), por volta das 7h40. Segundo os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, aproximadamente 500 m² da estrutura foram consumidos pelas chamas, resultando na perda de cerca de 600 arrobas de fumo.
No galpão, diversos itens também foram totalmente destruídos, incluindo: uma motocicleta, uma carreta para trator, cerca de 100 sacos de milho, insumos agrícolas, 32 placas de energia solar, duas serras motor, roçadeiras, 120 litros de óleo diesel, 20 litros de gasolina e um motor reserva de estufa.
Comunidade ajudou antes da chegada dos bombeiros
Antes da chegada das equipes, moradores utilizaram cinco tratores com tanques para iniciar o combate às chamas. Os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles foram os primeiros a chegar, devido à proximidade, e iniciaram o apoio imediato.
No total, cerca de 60 mil litros de água foram utilizados durante o combate e o rescaldo, com o apoio dos caminhões-pipa das prefeituras de Witmarsum e Vitor Meireles.
A principal suspeita é de que o incêndio tenha sido causado por oscilações na rede elétrica da propriedade.
Uma pessoa ficou ferida
Durante as tentativas iniciais de controlar o fogo, uma pessoa sofreu queimaduras nos braços. Ela foi levada ao hospital por terceiros antes da chegada das equipes de emergência.
Bombeiros reforçam medidas de prevenção
Após a ocorrência, os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio reforçaram recomendações importantes para prevenir incêndios em estufas de fumo:
- Realizar manutenção preventiva nas instalações elétricas;
- Evitar acúmulo de materiais combustíveis próximos às estufas;
- Garantir ventilação adequada e monitorar a temperatura;
- Não deixar o processo de secagem sem supervisão;
- Manter extintores acessíveis e em boas condições;
- Construir estufas a distância segura de galpões e residências;
- Verificar regularmente a fiação e equipamentos de aquecimento.
Em casos de emergência, a orientação é acionar o 193 imediatamente.
Foto: BVPG




