O Governo de Santa Catarina confirmou investimento de mais de R$ 17 milhões para o programa Pet Levado a Sério, o maior projeto de castração de cães e gatos do país. A iniciativa tem como principais objetivos promover o bem-estar animal, prevenir maus-tratos, reduzir casos de abandono e evitar a disseminação de doenças.
Com a conclusão da etapa de inscrições, a lista final dos 273 municípios beneficiados foi publicada. Ao todo, serão realizadas mais de 80 mil castrações.
O governador Jorginho Mello destaca a importância do programa, enquanto o secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein, ressalta que o investimento contribui tanto para a qualidade de vida dos animais quanto para a saúde pública. A médica veterinária Amábilli Rosar, da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis, reforça os benefícios da castração para os animais.
Além das castrações, as prefeituras receberão apoio técnico e capacitação para executar ações complementares, como educação para guarda responsável e treinamento de agentes públicos.
Fonte: Agência de Notícias SECOM