A greve dos trabalhadores da Celesc chegou ao fim nesta quinta-feira (2), após uma nova reunião entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários (Intercel). A paralisação havia começado em 22 de setembro e durou 11 dias.
O acordo firmado prevê reajuste salarial pelo INPC, ampliação da gratificação de férias de 23% para 30%, pagamento do vale de janeiro e a recomposição integral das cláusulas financeiras também com base no INPC.
Segundo o sindicato, entre as reivindicações estava o restabelecimento do anuênio a todos os trabalhadores, mas a Celesc alegou que essa medida custaria cerca de R$ 787 milhões, o que a tornava inviável.
A paralisação contou com acompanhamento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para que os consumidores não fossem prejudicados. O sindicato afirmou que pouco mais de 90% da categoria aderiram ao movimento, enquanto a empresa divulgou que a adesão foi de 64%.
Com o fim da greve, os serviços devem ser normalizados ainda na tarde desta quinta-feira (2).
Nota da Celesc na íntegra
“A Celesc informa que, após mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e entendimento com os sindicatos Intercel e Intersindical, as assembleias de empregados aprovaram a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2025–2026, encerrando nesta quinta-feira a greve iniciada em 22 de setembro.
Com isso, os serviços devem ser normalizados a partir da tarde desta quinta-feira, conforme planejamento das áreas responsáveis.
Entre os principais pontos do acordo estão:
- Reajuste salarial pelo INPC do período;
- Recomposição integral das cláusulas financeiras com base no INPC;
- Ampliação da gratificação adicional de férias de 23% para 30% para empregados admitidos a partir de outubro de 2016;
- Aumento no valor do vale extra de janeiro;
- Atualização dos demais auxílios pelo mesmo índice, garantindo assim a reposição integral da inflação em todos os direitos do ACT.
- A empresa também reforçou compromissos com a estabilidade do quadro de pessoal, a renovação de benefícios tradicionais e a manutenção de programas de saúde, bem-estar e acessibilidade para todos os empregados.
A Celesc reafirma que nenhum direito dos empregados foi reduzido ou retirado. E que sempre manteve abertura ao diálogo.
A administração busca preservar a saúde financeira da empresa, equilibrando salários, benefícios, investimentos e garantindo bom atendimento à população catarinense.
A companhia segue investindo em obras estruturantes, como novas subestações, redes trifásicas, linhas de transmissão e na expansão do Corredor Elétrico Catarinense, reforçando o compromisso de melhorar continuamente a qualidade da energia para os catarinenses.
Com o acordo, a Celesc reforça seu compromisso com o diálogo permanente, a valorização de seus profissionais e a prestação de serviços com qualidade à população de Santa Catarina.”
Canais de contato da Celesc online
- Aplicativo Celesc (iOS e Android)
- WhatsApp: (48) 99860-0067
- Site: www.celesc.com.br
- Telefone: 0800 048 0120
- Totens de atendimento: locais e horários
Fonte: NSC