Durante a 12ª edição do programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas, realizada nesta segunda-feira (14) em Jaraguá do Sul, o governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço para a construção de duas áreas de escape na SC-418, na Serra Dona Francisca. As estruturas serão instaladas nos Kms 15,3 e 17,4 da rodovia e visam aumentar a segurança viária em um trecho conhecido por sua complexidade e histórico de acidentes. As obras devem iniciar em até 15 dias, com previsão de conclusão em 24 meses e investimento de aproximadamente R$ 35 milhões.
Segundo o governador, a medida é essencial para a preservação de vidas. “São locais que vão funcionar como um dispositivo extra de segurança em caso de pane ou emergências. É uma ação que vai evitar acidentes e preservar muitas vidas”, destacou Jorginho Mello.
Além das áreas de escape, a obra inclui o aumento do raio de uma curva e a revitalização do estacionamento do mirante da serra.
Mais entregas para a região
Durante o encontro com gestores da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), também foram anunciadas outras ações. A Polícia Civil de Jaraguá do Sul recebeu nove estações de trabalho avançadas com modernos softwares de investigação e quinze novos monitores. O investimento faz parte de um esforço para modernizar e fortalecer a segurança pública, com recursos do Fundo de Melhoria da Polícia Civil e do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público.
Ainda na área de segurança, foi realizada a inauguração simbólica do novo Posto de Emissão de Documentos de Identificação da Polícia Científica, localizado no Partage Shopping. O local tem capacidade para atender mais de 100 pessoas por dia.
Outro destaque foi a entrega da Licença Ambiental Prévia (LAP) para a prefeitura de São João do Itaperiú e para a empresa responsável pela futura instalação de um aterro sanitário com operação prevista para cerca de 50 anos.
Programa de Prestação de Contas
O encontro marcou a 12ª rodada do programa SC Levada a Sério, que tem como objetivo ouvir as demandas locais, apresentar entregas e fortalecer o diálogo com os municípios. O governador ressaltou a importância do contato direto com os prefeitos. “É sempre um encontro muito produtivo. A gente mostra o que vem realizando e ouve diretamente as prioridades dos municípios para investir no que realmente importa pras pessoas”, afirmou.
O presidente da AMVALI e prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, agradeceu a visita do governador e reforçou a importância da aproximação entre o Estado e os municípios. “Isso mostra o quanto o governador é municipalista e sabe que é no município onde tudo acontece”, concluiu.
Além de Jaraguá do Sul, fazem parte da AMVALI os municípios de Corupá, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.