A substituição das bombas de drenagem da Barragem Oeste, em Taió, foi concluída nesta semana. As obras, iniciadas em 18 de outubro, contaram com um investimento de R$ 447 mil e visam aprimorar o sistema de drenagem, garantindo mais segurança à estrutura.
As novas bombas foram instaladas no interior da galeria do vertedouro e desempenham um papel fundamental na manutenção da pressão da barragem, evitando riscos estruturais e garantindo um controle adequado do fluxo de água. Além disso, o projeto incluiu a renovação das tubulações, a atualização da parte elétrica e a substituição de disjuntores e quadros elétricos que datavam da década de 1970.
Apesar da conclusão dessa etapa, a barragem ainda passará por um processo de modernização, que deve ser finalizado até o fim do ano. Uma das principais melhorias será a implementação de um sistema de automação, inspirado no modelo da Barragem Sul, em Ituporanga. Esse sistema permitirá um controle mais preciso da vazão, especialmente em períodos de cheias, além de facilitar o monitoramento remoto da estrutura.
Fonte: Defesa Civil
Foto Leo Munhoz/Secom