A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina iniciou nesta segunda-feira (29) a distribuição de 144.825 testes rápidos (TR) para diagnóstico da dengue. A primeira remessa será enviada a 241 municípios catarinenses, seguindo critérios epidemiológicos, e a entrega deve ser concluída até o dia 4 de fevereiro. As Secretarias Municipais de Saúde deverão retirar os exames nas Gerências Regionais de Saúde (GERSAS).
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), os testes são mais um reforço no combate à doença, mas o tratamento deve ser iniciado assim que houver suspeita, independentemente da testagem. Além disso, o estado também está distribuindo aparelhos de hematócrito rápido, essenciais para avaliar a gravidade dos casos.
Os testes foram repassados pelo Ministério da Saúde, que utilizou como critério o número de notificações de casos suspeitos de dengue no estado entre 30 de junho de 2024 e 11 de janeiro de 2025. Nesse período, 48.028 notificações foram registradas em 241 municípios, sendo 160 considerados infestados e 81 não infestados. A distribuição levou em conta a incidência da doença, enviando o dobro de testes para municípios não infestados e o triplo para os infestados.
A ação faz parte das estratégias do estado para conter o avanço da dengue e garantir um diagnóstico mais ágil em Santa Catarina.
Fotos Fonte : Divulgação ASCOM/SES