Nesta sexta-feira (10), o governo da Venezuela, liderado pelo presidente Nicolás Maduro, anunciou o fechamento da fronteira com o Brasil. A medida, que permanecerá em vigor até a próxima segunda-feira (13), foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que ainda não informou os motivos da decisão.
O Itamaraty divulgou orientações para brasileiros que necessitem de assistência durante o período de restrição. Os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas (+58 414 3723337) e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén (+58 424 9551570) estão disponíveis, incluindo atendimento via WhatsApp.
O senador Dr. Hiran (PP-RR) afirmou ter sido comunicado da decisão com antecedência e acionou o Itamaraty para garantir o retorno de caminhoneiros e outros brasileiros impactados pelo fechamento.
A medida ocorre um dia após a posse de Nicolás Maduro para seu terceiro mandato presidencial, com vigência de 2025 a 2031, durante cerimônia realizada na Assembleia Nacional da Venezuela, em Caracas.
Fonte: VEJA
Foto: Rodrigo Salles