Nesta sexta-feira (10), o Poder Judiciário condenou 30 pessoas pelo crime de organização criminosa, resultado da Operação “Decretados”, deflagrada pela Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Ituporanga. As penas aplicadas somam mais de 160 anos de prisão apenas por este delito.
A ação, realizada em 27 de setembro de 2023, mobilizou mais de 120 policiais civis e cumpriu mais de 80 ordens judiciais, entre mandados de prisão, busca e apreensão, além da quebra de sigilo bancário.
Facção Ligada ao Tráfico Foi Desarticulada
A investigação desmantelou uma organização criminosa com atuação no município e vínculos com uma facção de abrangência estadual. O grupo era responsável por comandar o tráfico de drogas, principalmente crack, além de promover punições violentas e ordenar homicídios entre 2022 e 2023.
Os chamados “decretos” da facção eram usados para impor regras, controlar a região e intimidar devedores e rivais. Além das condenações por organização criminosa, também foram aplicadas penas por tráfico de drogas e outros crimes.
Processos em Andamento
Apesar das condenações já proferidas, ainda há processos abertos para apurar homicídios atribuídos aos integrantes da organização.
Fonte: GCD
Foto: Divulgação/Polícia Civil