Anuncie aqui!
Publicado há 22:56 | Atualizado em 16/04/18 às 11:04

Novo espaço de creche é entregue em Salete

Salas coloridas. Carteiras e cadeiras diferentes, que unidas formam um círculo. Pinturas minunciosamente feitas com uma mistura agradável de cores. Salas que até quem é adulto gostaria de estudar. Assim ficou o novo espaço que foi adequado e melhorado para a aprendizagem e o desenvolvimento das pequenas crianças de Salete. Espaço que se chama Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Príncipe, e foi entregue neste sábado (14), através da Prefeitura de Salete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

Durante a solenidade de abertura, as crianças que participam do CEI, emocionaram o público interpretando e cantando a canção “Vamos construir”. “Temos uma grande alegria e satisfação, de estar inaugurando uma obra tão importante na área da Educação. Para as nossas crianças que são o futuro do nosso município. Principalmente que essa á uma de nossas metas do governo”, destacou a prefeita de Salete, Solange Schlichting, a Chica.

As obras no CEI Pequeno Príncipe tiveram início em outubro de 2017 e foram concluídas em abril de 2018. O projeto executado englobou a reforma de uma área de 441,04m² e a ampliação em 235, 37m². “É uma grande satisfação de hoje estarmos inaugurando esta obra, muito bonita. Essa obra é a cara da atual Administração, da prefeita Chica que investe muito na questão visual, no bom funcionamento das coisas e nas coisas bem feitas”, comentou o vice-prefeito, Adroaldo Brocardo.

Ao todo foram investidos mais de R$ 400 mil, com recursos do Governo do Estado e do Município, e o convênio previu a aquisição de equipamentos como mesas e armários, e ainda, as crianças contam agora com um novo parque infantil. “Quando assumimos em 2017, a gente visitou todas as unidades, tanto de CEI quanto de escola municipal, e a gente percebeu a falta de cuidado e a necessidade de reforma, então já providenciamos de correr atrás de verbas pra dar essa repaginada, e principalmente na área da segurança dos alunos e do conforto deles e dos professores”, completou Chica.

O Centro é a unidade de ensino mais antiga no atendimento infantil do município de Salete e foi inaugurado em 01 de julho de 1978. Este foi o maior investimento realizado no local.

As melhorias tiveram o apoio dos deputados estaduais, Jean Kuhlmann (PSD) e Milton Hobus (PSD), que intermediaram o recurso junto ao Estado. “Estamos acompanhando com muito prazer a prefeita Chica e o vice Adroaldo, na inauguração de uma bela creche, bem no centro da cidade. Nós tivemos uma luta bem grande com o Governo do Estado, porque o recurso havia sido perdido, e com a compreensão do governador Raimundo Colombo, nós conseguimos resgatar o recurso, e a Chica pôde terminar a obra, que inclusive é uma das creches mais bonitas que eu já vi”, enfatizou o deputado Milton Hobus.

O deputado Jean Kuhlmann, disse que a “reforma é muito importante para melhorar a qualidade de atendimento para as crianças, porque é aqui que começa efetivamente a formar a personalidade, o caráter dos nossos jovens das nossas crianças. Então ter um local adequado, é muito importante para que o profissional se sinta com maior condição de atender as crianças e ao mesmo tempo que as crianças possam se sentir melhor acolhidas com a estrutura do poder público”, completou.

O novo CEI beneficia mais de 100 crianças, de três a seis anos, matriculadas nos períodos matutino e vespertino. O local revitalizado conta com três salas de aula, sala da direção e dos professores, cozinha, espaço para refeição, banheiros adaptados para a faixa etária e com acessibilidade, depósito e uma área coberta para atividades recreativas, cívicas, artísticas e culturais.

“Agradecemos aos deputados, prefeita e vice e a todos que se empenharam para que esse projeto saísse do papel. E a gente sabe que a qualidade das crianças melhora quando eles trabalham com um ambiente prazeroso. O espaço está muito bom, as salas estão aconchegantes, no tamanho ideal para as crianças. As professoras também estão se sentindo felizes, e a Educação só tem a agradecer por essa reforma”, agradeceu a Secretária da Educação, Cultura e Desporto, Joana de Jesus Demori.

Vídeo: Elisiane Maciel – Jornal Diário do Alto Vale