Anuncie aqui!
Publicado há 23:49 | Atualizado em 16/04/18 às 04:04

Morre Osni Sens, empresário que criou a Fersul

O empresário Osni Luiz Sens, 60 anos, faleceu na noite deste domingo, 15/04 em sua residência em Rio do Sul. A Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS manifestou profundo pesar pelo falecimento de seu ex-presidente e membro do Conselho Superior, Osni Luiz Sens.

O velório está sendo realizado nesta segunda-feira, 16/04,  no ginásio municipal Artenir Werner, em Rio do Sul, onde haverá missa de corpo presente, às 16 horas. Em seguida, o corpo será cremado no Cemitério Memorial Jardim Primavera.

Osni Sens nasceu em Lages em 24 de março de 1958 e era proprietário da Industrial e Agrícola Rio Verde e sócio administrador da Sabrina Pratos. Além das atividades na fabricação de produtos e artefatos de papelão, atuava na geração de energia elétrica, extração de madeira em florestas plantadas e incorporação de empreendimentos imobiliários.

Osni foi presidente da ACIRS de 1996 a 2000. Durante sua gestão, a associação criou o principal evento de negócios da região, a FERSUL – Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí, implantou os primeiros núcleos setoriais do Programa Empreender e participou da retomada temporária dos voos no Aeroporto de Lontras. Neste período, a ACIRS também integrou o grupo de instituições responsáveis pela manutenção da secretaria executiva do recém-criado Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Comitê do Itajaí).

Rio do Sul também foi o primeiro município do interior do país a sediar um posto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A articulação foi liderada pelo empresário diretamente com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). Já em 1999, a associação realizou o primeiro cadastramento de empresas interessadas na utilização do gás natural canalizado, que chegaria ao Alto Vale somente em 2016.

De 1999 a 2001 e de 2003 a 2005, o Osni Sens também presidiu a Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), mantenedora do Hospital Regional Alto Vale. Naquela instituição, além da presidência, ocupou diversos outros cargos sendo indicado por entidades como o Sindicato do Comércio Varejista, a JCI e a ACIRS.

Osni Sens foi um dos empresários mais bem sucedidos do Alto Vale do Itajaí,  tinha grande paixão e colaborou efetivamento com eventos esportivos na Região do Alto Vale. Também foi candidato a vice-prefeito de Rio do Sul em 2012, na chapa com Jorge Teixeira. O prefeito de Rio do Sul José Thomé lamentou a morte do empresário e decretou Luto Oficial nesta segunda-feira (16/04).

“Eu trabalho muito, e gosto de quem trabalha também. Quem gosta de trabalhar…sempre vai estar de bem comigo”. Frase de Osni

 

Há alguns anos, o empresário Osni Luiz Sens nos falou sobre sua passagem como presidente da ACIRS, de 26 de abril de 1996 a 26 de abril de 2000. O material deu origem ao documentário “Memórias de quem quer e faz”, que retratou os 70 anos da Associação Empresarial de Rio do Sul sob a ótica de seus presidentes. O vídeo foi veiculado em 2015. No momento em que nos despedimos, sua palavras nos servem de inspiração.