Anuncie aqui!
Publicado há 16:19 | Atualizado em 26/02/18 às 04:02

OPINIÃO: A insignificância das ADRs.

Quero deixar aqui minha opinião sobre o fechamento das quinze ADRs (Agências de Desenvolvimento Regionais). Afirmar que sua insignificância se resume as de grandes municípios, pois lá o estado já está presente com todo seu aparato bem como com a força política e em número de votos (o que realmente interessa aos políticos), mas para os pequenos municípios, pequenas regiões onde o estado está distante, por vários fatores: como inexistência de órgãos estaduais, falta de representatividade política…, as ADRs eram de fundamental importância para o desenvolvimento e acesso ao Estado do cidadão mais esquecido, sem voz.

Enquanto fecham-se portas onde o estado estava presente, por sua vez na capital (onde está o grande problema) deixasse abertas verdadeiras porteiras que sangram o nosso estado, órgãos sem função que acumulam verdadeiros cabides de empregos, afirmo que em alguns órgãos tanto do executivo como do legislativo tem mais despesas que todas as ADRs juntas e que gabinetes de deputados gastam mais que qualquer ADR, teremos nossa adr fechada mas nas nossas ruas continuaram andando (sem saber o real sentido) assessores de deputados que também custam mais que as ADRs.

Meu sentido é de dor, pois nasci e escolhi está terra para viver e sei que com ADR erramos visto pelo estado. Para finalizar cito a frase que ouvir hoje “nossa região tem 4 governador para nunca serem esquecidos.

1 • Amin quem nunca fez nada pela região.

2 • LHS que implantou a descentralização e trouxe o desenvolvimento.

3 • Colombo que além de manter o modelo ainda nos brindou com muitas obras e ações de desenvolvimento.

4 • Pinho que para sempre será lembrado por um simples ato.

Por fim deixar a reflexão que estado que queremos, um estado cada vez mais centralizado ou um estado capaz de dar oportunidades para todos? Grande abraço a todos. E que o grande arquiteto do universo proteja-nos.

 

Jaksom Castelli,  é secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo.