Publicado há 3 semanas atrás | Atualizado em 14/11/17 às 07:11

Salete recebeu Mutirão “Juntos por uma Cidade Limpa”

Centenas de pessoas participaram no sábado (11) do Mutirão “Juntos por uma Cidade Limpa”. A iniciativa de mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de manter as ruas e locais públicos limpos foi da Prefeitura de Salete, e também contou com apoio do Poder Legislativo, Entidades, empresas, alunos, professores e servidores municipais.

As ações voluntárias foram realizadas das 7h às 11h nos bairros do município e englobaram a limpeza de bueiros, roçadas, varrição, retirada de galhos, lixo, entulhos e mato das calçadas, lavação das ruas e a coleta de lixo na beira dos rios que cortam a cidade. Em alguns pontos até foi proposto o plantio de flores para embelezar a área urbana.

Alguns moradores e comerciantes se anteciparam, e já na sexta-feira (10) promoveram ações de limpeza em frente às residências e comércios. A prefeita, Solange Schlichting (Chica) também participou do Mutirão no sábado (11) e ficou feliz com o engajamento dos participantes.

“Quero agradecer a todos que participaram deste dia, as empresas com seus funcionários, os servidores municipais, as entidades, as escolas com alunos e professores, os vereadores e os moradores, que fizeram algo para que a nossa cidade ficasse com uma cara de limpeza. Sabemos que tem coisas para ser feito, ser melhorado, mas quem passar pela praça, entrada da cidade ou pelos bairros poderá ver pequenas ações que deixaram Salete mais bonita”, falou a prefeita.

Chica ainda destacou a importância da continuidade nas ações de limpeza e embelezamento. “Nós vamos continuar com a equipe da Prefeitura, na manutenção e na limpeza, contudo se cada cidadão colaborar teremos um bom lugar pra se viver, mais bonito, florido e agradável”, finalizou.

Plantio de árvores nativas e descarte correto do lixo eletroeletrônico

A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente organizou durante o Mutirão “Juntos por uma Cidade Limpa” duas importantes ações socioambientais. Uma delas foi o plantio de mais de 80 árvores nativas, destinadas pela empresa Klabin, num terreno público reservado para a área de preservação ambiental.

Outra atividade foi à promoção da segunda Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos. Uma equipe esteve das 8h às 12h, na frente da Prefeitura, aguardando a entrega de materiais obsoletos, que foram levados por uma empresa especializada para o reaproveitamento e o descarte ambientalmente adequado.

Mais de mil quilos de materiais obsoletos foram recolhidos, evitando, assim, o descarte inadequado na natureza. Além da Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a campanha contou mais uma vez com o apoio da empresa Pronatur Assessoria Ambiental e das entidades CDL, Rotary Club de Salete, Rotary Club Salete-Geração e a Epagri.

Novas lixeiras instaladas

Também fez parte das ações do Mutirão “Juntos por uma Cidade Limpa” a instalação de novas lixeiras padronizadas, para conscientizar a população no descarte correto do lixo em vias públicas. Uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços implantou lixeiras em áreas de maior movimento de pessoas e nas imediações do Cemitério Municipal.

O investimento do Município na aquisição de 22 lixeiras, para o lixo reciclável e o orgânico, foi de R$ 7.700,00. De acordo com a Prefeitura, o projeto terá continuidade no próximo ano e deverá atender outros locais, através de parcerias com empresas e entidades.

TEXTO: Odair José Ferreira

Este slideshow necessita de JavaScript.