Publicado há 4 meses atrás | Atualizado em 10/08/17 às 06:08

Programa Ultra Zero em Rio do Sul começa neste sábado

Mutirão ginecológico, de ultrassom e abertura de mais um curso de gestantes fazem parte da programação no CAM

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul inicia no sábado (12), o Programa Ultra Zero. Serão quase dois mil exames de ultrassonografia realizados nos próximos meses em forma de mutirão, como alternativa para reduzir e até mesmo zerar a fila de espera por estas consultas. O evento de sábado será no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), no bairro Santana, com horário das 8h até as 13h.

No sábado estão previstos os primeiros 90 ultrassons, além de exames de coleta de preventivo, exame clínico de mamas e consultas ginecológicas, orientações sobre planejamento familiar e atividade de ginástica laboral. O evento deste sábado está sendo em parceria com a Casa da Amizade, Conselho da Mulher e da Mary Kay. No mesmo dia, começa um novo curso de gestantes promovido pelo CAM, com atividades de orientação para as mulheres no cuidado da própria saúde e do bebê.

O Ultra Zero vai atender em torno de dois mil pacientes que aguardam por ultrassonografia, sendo 1,6 mil já programados entre agosto e setembro. O investimento da Secretaria de Saúde será de aproximadamente R$ 80 mil. O exame de maior demanda é o de abdômen total, procedimento que tem pelo menos 300 pessoas na fila de espera.

Este é o segundo mutirão de exames de ultrassom do ano, já que este é um procedimento de grande necessidade por se tratar de uma avaliação que os médicos pedem em diversos casos para dar o diagnóstico. Para isto foram necessários adquirir um novo equipamento e também a contratação de exames em clínicas especializadas da cidade.

O prefeito José Thomé garante que os mutirões de saúde estão sendo muito bem avaliados pela comunidade, já que percebe-se o esforço em reduzir o tempo de espera da marcação da consulta e a realização do exame. “É uma necessidade muito grande e que precisamos observar com cuidado. O paciente não pode ficar esperando meses por um procedimento que o médico pediu. E para isso, buscamos ampliar a oferta através deste novo programa”, lembra Thomé.

Demandas para o Ultra Zero

300 ultrassons de abdômen total

290 ultrassons de abdômen superior

270 ultrassons de Transvaginal

240 ultrassons de mamas

200 ultrassons de aparelho urinário

180 ultrassons de articulação

40 ultrassons de tireoide

40 ultrassons de parede abdominal

40 ultrassons de próstata