Viacredi
Publicado há 2 meses atrás | Atualizado em 17/07/17 às 03:07

Canal de PCH em construção se rompe em testes

Um canal de captação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), se rompeu na tarde desta terça-feira, 11/07, em Passo Manso, interior de Taió. A PCH Rudolfh está sendo construída sobre o rio Itajaí do Oeste, entre as localidades de Tifa Berlanda e Ribeirão das Pedras em Taió.

As imagens de um vídeo divulgado nas redes sociais, mostram o momento em que a água desce por uma ruptura do canal, construído em  concreto armado. O canal com quase quatro quilômetros, atravessa diversas propriedades rurais, onde algumas foram atingidas pela força da água.  

A PCH está sendo construído pela empresa Heidrich Geração Elétrica e é considerado o maior empreendimento do setor no estado de Santa Catarina. O canal passava por testes quando se rompeu, ninguém se feriu.  A empresa deslocou funcionários para ajudar os moradores, maquinários também auxiliaram nos reparos de terrenos e terraplanagem .

O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli se manifestou em áudio sobre o caso. Ele confirmou que técnicos da secretaria estiveram no local e vão formalizar um laudo sobre o caso.